Alunos criam maquetes com o Rincão do passado e do presente

O sábado em Balneário Rincão, foi dia da Família nas Escolas da rede municipal de ensino. Pais, alunos e professores participaram na manhã do sábado, dia 20, de atividades e apresentações escolares, com o tema “Conhecendo nossa história, redescobrindo nosso Rincão”, realizado pelos alunos.

Na escola Arroio Rincão os alunos apresentaram maquetes contando a história da cidade, com réplicas de pontos turísticos e casas da cidade. O projeto chamou atenção dos expectadores e se transformará em uma exposição. “Os alunos conseguiram mostrar nossa cidade, através de seus olhos, são trabalhos incríveis, fiquei impressionado com a qualidade e com os detalhes. Solicitei que faça uma exposição na prefeitura, mostrando esses trabalhos”, destaca o prefeito, Jairo Custódio.

O projeto foi realizado de forma municipal em todas as unidades escolares da rede, com intuito que os educandos aprendam a história do nosso município e por consequência a valorize.

A necessidade de conhecer um município ainda novo, porém, com uma história rica de anos, resgatando não só a história, mas a cultura, os costumes e por consequência preparar a nova geração para o turismo que vem se estabelecendo no município de forma mais atuante a cada temporada. “O estudante de hoje é o jovem adulto do amanhã, que será empreendedor, que atuará nos comércios e por consequência, estará diretamente ligado ao turismo no município. Conhecer a história é fundamental para direcionar nosso futuro, esse é o intuito do nosso trabalho”, comenta a secretária de Educação, Jucilene Fernandes.

As famílias estiveram diretamente ligadas em todos os passos do projeto. Que iniciou com pesquisas, levantamento de fatos, resgates de imagens, saídas de campo e na fase final, reprodução de alguns ambientes. Sendo registrados em forma de maquetes, releituras e produção de objetos de pesca e cestarias.

“Tivemos o enorme prazer de receber na escola todos que fizeram parte dessa grande construção de conhecimento, recebemos nossos artistas pesquisadores e seus familiares para uma manhã de socialização de atividades, resgates de brincadeiras antigas, apresentações artísticas e culturais”, comemora o diretor da escola Arroio Rincão, Fernando Casagrande.

Após a mostra de atividades na escola serão selecionados alguns projetos para serem expostos em locais públicos da cidade.