Começa o recadastramento do cartão do SUS no Balneário Rincão

Iniciou nesta quarta-feira, 3, o recadastramento do cartão de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) dos moradores do Balneário Rincão. Uma representante da secretária de Saúde do município estará durante as próximas semanas visitando as cinco unidades de saúde da cidade, para realizar o procedimento. Para efetuar o recadastramento e adquirir o novo cartão, interessados devem se encaminhar à unidade de saúde próxima de sua residência, munidos da seguinte documentação: CPF, comprovante de residência e o cartão antigo, caso o tenha. 

 As datas para a troca em cada posto de saúde do município são: 10 e 17 de setembro na unidade do Centro, 4 e 11 na unidade da Lagoa dos Freitas, 5, 12 e 18 no posto do bairro Pedreiras, 8, 9, 15 e 19 é a vez da unidade da Zona Sul, 9 e 16 a atendente da saúde estará na unidade da Barra Velha na parte da tarde. Além de realizar o recadastramento dos cartões, a agente de saúde estará ensinando os responsáveis de cada posto a efetuar este cadastramento para posteriores datas.

 “Hoje o cartão do SUS é obrigatório para o ingresso no sistema de saúde nacional, se trata de um documento que permite o cidadão ter acesso aos seus benefícios junto à saúde pública”, avisa Carolina Santiago, Agente de Saúde do Balneário responsável pelo recadastramento.

Rincão terá novo cartão 

A Secretaria de Saúde do Balneário Rincão fez o pedido junto ao sistema nacional de saúde para os novos cartões, feitos de material rigido do SUS. Estes cartões são mais duráveis e, além disto, são mais difíceis de serem fraudados, dando mais segurança ao usuário e aos dados do mesmo no sistema. Esses cartões estarão disponíveis nas unidades do município nos próximos 30 dias, e o Rincão é uma das primeiras administrações públicas a contar com essa novidade.