Balneário Rincão recebe material didático sobre arqueologia

O Balneário Rincão recebeu na tarde desta terça-feira, 9, materiais didáticos com a temática arqueologia. Os materiais doados são utilizados nos estudos de campo sobre educação patrimonial, e são oriundos da parte pedagógica do projeto de arqueologia preventiva no Sambaqui Lagoa dos Freitas. Esse projeto está sendo desenvolvido no município pelo Setor de Arqueologia da Unesc/Iparque, com a parceria da Santa Clara Empreendimentos.

O prefeito Décio Góes recebeu no gabinete os representantes do setor de arqueologia da Unesc/Iparque, onde falou da importância desse resgate histórico e cultural, e como os moradores do município são determinantes nesse processo. “Queremos aproximar a arqueologia das pessoas, fazer com que as crianças defendam e valorizem o nosso museu e a nossa história”, explicou o prefeito. Reginaldo Vargas, do Departamento de Cultura, e Carlos Rosso Neto, do Turismo, acompanharam o encontro.

Após a reunião com Décio, o grupo fez a entrega oficial do material na Secretaria da Educação, que foi recebido pela coordenadora dos cursos do Pronatec no município, Lidiana Santos.  As 200 cartilhas e 100 livros serão encaminhados para as escolas e para o museu do município. Participaram da entrega as arquitetas Helen Pagani e Ellis Pacheco, e o historiador Diego Moser.  “A proposta do sambaqui é a educação a longo prazo, levando as crianças e a comunidade para vivenciar isso mais de perto”, concluiu Diego.