Nova etapa do Projeto Orla debate criação de comissão

O grupo de trabalho do Projeto Orla, no Balneário Rincão, realizou os dois primeiros encontros da nova etapa de ações nesta terça e quarta-feira, 9 e 10, no Rincão Praia Clube. Com o início da Etapa 2 do projeto, chegou o momento de criar a comissão que irá atuar vinculada ao Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima.

No encontro de terça-feira, os cerca de 30 participantes discutiram sobre o que é o comitê, quais suas atribuições e sobre a construção de um regimento interno, que ainda está em análise e será concluído na próxima reunião, dia 24, com local a definir. Na quarta-feira, o grupo realizou dinâmicas onde foram simuladas algumas situações, cabendo aos participantes analisar e ver qual ação tomar, como se fizessem parte do comitê.

Até o momento, a comunidade tem participado ativamente do Projeto Orla, o que é visto de maneira positiva pela coordenadora Adiana Garlini. “A gente teve bastante participação da comunidade para chegarmos até essa etapa e concluirmos as oficinas, e é muito importante que essa participação continue no momento da formação do comitê”, explicou Adiana.

O comitê, cuja composição compreende 50% de participantes da Administração Municipal e 50% da sociedade civil organizada, será formado nos próximos encontros. Para isso, a coordenadora do projeto recebe até o dia 10 de outubro as inscrições das entidades interessadas, através de ofício, nomeando um responsável e um suplente. Para formalizar o interesse em participar do comitê, representantes das entidades devem procurar a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, das 13h às 19h, munidas de documentação que comprove a existência da entidade ou de lei específica.

A coordenadora de projetos especiais da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e representante estadual do Projeto Orla, Adelina Cristina Pinto, coordenou as reuniões dessa semana, com a participação do consultor do projeto, o geógrafo Pedro Nasser.