Escola Integradora oferece oficina de teatro para adultos

Agora os moradores do Balneário Rincão podem contar com mais uma opção de curso através da Escola Integradora, projeto da Administração Municipal vinculado à secretaria de Educação. Estão abertas as inscrições para a oficina de teatro para adultos, e interessados maiores de 18 anos têm até o dia 26 de setembro para garantir uma das 20 vagas. As inscrições podem ser feitas na sede da Escola Integradora, junto à Secretaria de Educação (Avenida Leoberto Leal, quase esquina com a Rua Paraná). Para se inscrever o candidato deve levar uma cópia da identidade e um comprovante de residência.

As aulas serão ministradas pelo professor de teatro Gustavo Marques, e acontecerão todas as sextas das 17h15min às 20h15min, na Academia da Saúde, no Centro. A iniciativa nasceu durante uma das aulas que Marques realiza com as crianças do município, através da Escola Integradora, quando os pais que acompanham os pequenos sugeriram que fosse realizado um trabalho com os adultos também. Gustavo aprendeu teatro em três escolas diferentes e possui uma experiência de seis anos na área.

“O professor possui muita experiência na área, sempre foi uma vontade nossa que ele trabalhasse com esse público adulto, e é ótimo para o Escola Integradora ter mais esta modalidade de arte como opção. Acredito que as pessoas necessitam se expressar e o teatro permite que elas façam isso”, explica Luiz Fernando Cardoso, coordenador do Projeto Escola Integradora.

O trabalho do professor Marques possui duas vertentes na atuação de adultos, uma delas voltada ao teatro como formação profissional, e outra mais direcionada a uma dinâmica social para os alunos, buscando o relaxar e o desinibir pessoal dos frequentadores em seu dia a dia. “Tivemos uma aula experimental com esses pais na semana passada, foi muito bacana ver que já na primeira aula eles puderam se soltar e se desinibir para o teatro. Alguns me informaram que a aula ajudou muito no ambiente de trabalho deles, foi dessa conversa que nasceu a ideia para uma oficina aberta a todos”, conta o professor e ator.