Artesanato rinconense vai ganhar reforço através de parceria

Uma parceria entre a Administração Municipal do Balneário Rincão e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai fortalecer ainda mais o artesanato do município. Essa semana o prefeito Décio Góes recebeu o consultor e arquiteto João Luis Rietch, para discutir detalhes sobre a realização de capacitação para os artesãos locais.

O objetivo das oficinas, que inicialmente serão realizadas em 10 encontros, é buscar a  qualificação através dos Projetos Setoriais de Artesanato para o Sul de Santa Catarina. A iniciativa debate, entre outros temas, o estímulo às atividades artesanais como fonte de renda, o artesanato com vínculo cultural da região e ainda a profissionalização do artesão.

João Luis, que aproveitou a oportunidade para conhecer a Casa do Artesanato, ficou impressionado com a estrutura existente. Para a primeira-dama do município, Mariza Góes, que coordena os grupos de Mães e Terceira Idade do município, a Casa foi feita pensando no artesão local. “A pedido do prefeito, o consultor do Sebrae veio até aqui para auxiliar o trabalho artesanal que já é realizado, além de pensar maneiras de dar mais visibilidade à Casa do Artesanato”, destacou Mariza.

Segundo João Luis, a equipe das oficinas traz para os municípios informações sobre o artesanato, agregando demais conhecimentos como gerenciamento, mercados, preços e demanda de produtos artesanais. Na próxima semana, a primeira-dama pretende marcar um novo encontro com o consultor do Sebrae, a fim de detalhar como serão as oficinas, a participação dos artesãos e ainda a data de início dos trabalhos.