Rincão participa do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Santa Catarina

Três professoras do Balneário Rincão participaram essa semana do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Santa Catarina (FEJA), em São José. A gestora Lidiana Santos e as professoras Denize Zanette e Fabiana Costa Magé dividiram experiências com os demais educadores, e trouxeram ainda mais conhecimento para difundir entre os cerca de 110 alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) atendidos pelo município.

Na avaliação de Lidiana Santos, o fórum foi um dia de troca de experiências, onde constatou-se que o município, embora recém-implantado, e com uma EJA recente, está bem mais estruturado do em outros locais. “Foram elencadas neste encontro reivindicações dos professores e gestores, e uma delas é o direito à merenda e ao transporte para os alunos da EJA. No nosso caso, o município já oferece isso desde o primeiro dia de aula, o que nos deixa muito orgulhosos”, destacou a gestora.

As educadoras saíram do encontro satisfeitas, tanto pelo aprendizado como por serem as únicas representantes dos municípios do Sul do Estado a participar do evento. O próximo passo é a preparação para sediar e dar movimentação aos EJAs do Sul do Estado, dirigindo os trabalhos para o Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos (FERJA). As educadoras também agradeceram o apoio da Administração Municipal, que estimula a qualificação de seu corpo docente.

Jovens com mais de 18 anos e adultos interessados em dar continuidade aos estudos podem procurar a Secretaria de Educação (Av. Leoberto Leal, quase esquina com Rua Paraná), ou ainda a administração da escola José Réus, na Lagoa dos Freitas. Atualmente, o Balneário Rincão possui três turmas de ensino fundamental, geridas pelo município, e duas de ensino médio, em parceria com o Estado.