Baleias e filhotes são avistados no Balneário Rincão

As Baleias-Franca, que estão de passagem pelas águas do Balneário Rincão desde o início de agosto, protagonizaram mais uma cena de encher os olhos na manhã desta segunda-feira, 15. Seis baleias adultas, na companhia dos filhotes, passaram pela Plataforma de Pesca Praia do Rincão, e subiram em direção ao Norte. Os frequentadores da plataforma já estão acostumados com o trajeto das baleias, mas há tempos elas não passavam por ali em um grupo tão expressivo.

A notícia da passagem das baleias se espalhou rapidamente, e logo pescadores e visitantes estavam com as câmeras em punho para registrar a cena. O prefeito Décio Góes também aproveitou a oportunidade para ver de perto os animais. “As plataformas são, naturalmente, um ponto de observação e colocam o nosso Balneário em destaque, pois criam um ambiente mais aconchegante às baleias, que permanecem mais tempo no local”, explicou Décio. A primeira-dama Mariza Góes se encantou com as visitantes ilustres. “Coisa linda as baleias e seus filhotes dando um espetáculo para quem assistia. São nossos primeiros turistas da temporada”, comentou Mariza.

A proprietária da lancheria da plataforma, Kátia Silene Eleotério, se surpreendeu com a quantidade de baleias vistas essa manhã. Embora ela acompanhe a movimentação dos animais marinhos diariamente, hoje as gigantes do mar decidiram fazer um show à parte. Na companhia do filho Guilherme Pizzolo, os dois se revezavam com a máquina fotográfica, clicando e filmando a movimentação das baleias.

Quem quiser visitar a plataforma para ver mais de perto as baleias, o horário de atendimento é das 7h às 18h. Para acessar o local, o visitante paga uma taxa para ajudar na manutenção da estrutura. Aos sábados e domingos, também é possível provar um variado cardápio de frutos do mar no Restaurante da Plataforma.