Entidades discutem transporte escolar

Na manhã desta quinta-feira, 18, entidades de reuniram na sede da Secretaria de Educação para discutir melhorias referentes ao transporte escolar no Balneário Rincão. Participaram do encontro membros da direção da Escola Melchíades Bonifácio Espíndola e representantes da Polícia Militar, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação e da empresa prestadora de serviço de transporte no município, Expresso Içarense.

O objetivo do encontro foi discutir uma forma de todos os segmentos da educação resolverem juntos a questão da identificação e regularização dos alunos que utilizam o transporte escolar. A Polícia Militar e o Conselho Tutelar se farão mais presentes nas ocorrências escolares, além de auxiliar na orientação dos casos mais difíceis. A parceria do Conselho Tutelar com o Conselho Municipal de Educação fará com que sejam realizadas visitas periódicas nas escolas, visando o orientar alunos e professores, como também a comunidade escolar em relação ao comportamento e a socialização nas escolas.

“A reunião foi muito proveitosa porque pela primeira vez foi pensado em grupo que se reunirão todos os meses para pensar juntos a educação do município. Isso ajuda a resolver estes entraves que afetam o desenvolvimento educacional das redes estaduais e municipais”, explica Maria Canever, secretária de Educação do município.

A direção do Melchíades, maior escola do município, se prontificou em ajudar o grupo com orientações dos alunos em suas entradas e saídas da escola. A empresa prestadora de serviço de transporte informou que irá cumprir rigorosamente as cláusulas de seu contrato de serviço. À Secretaria de Educação coube o papel de coordenar e monitorar todas estas ações e compromissos assumidos pelos presentes, verificar que todas as linhas possuam monitores e capacitá-los para a função.

A partir da próxima segunda-feira, 22, entrarão nos ônibus escolares somente alunos da rede pública de ensino, portando as carteirinhas de identificação com foto e dados do aluno. Ficou marcada para outubro uma nova reunião para avaliar estas ações e planejar novos trabalhos.