Comunidade lota auditório em Oficina de Turismo no Balneário Rincão

“O que o Balneário Rincão vai fazer para se diferenciar”? Foi com esse questionamento que o consultor em Agronegócio e Turismo, Otto Walter Schmiedt, iniciou sua palestra para cerca de 70 moradores do município na noite da última quinta-feira, 18. A Oficina de Planejamento do Turismo lotou o auditório Dona Noca, no encontro realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A participação da comunidade foi expressiva, e mais ainda no momento de troca de ideias e de pensar projetos para o turismo local.

Essa foi a primeira oficina realizada através do Plano de Desenvolvimento Econômico do município, que irá trazer profissionais de diferentes áreas de atuação para o Balneário Rincão. O prefeito Décio Góes abriu a palestra, destacando as potencialidades do município principalmente relacionadas ao turismo. “O veranismo mudou o perfil, e temos que nos adaptar, pensar um calendário de eventos para o ano todo, atrair novos negócios. Temos 7 lagoas, 13,6 km de orla marítima, um patrimônio histórico fantástico, um local que a natureza desenhou com muito carinho. Que nós saibamos cultivar tudo isso e explorar com sustentabilidade”, destacou Décio.

A ideia do plano de turismo para o município é que ele seja construído de maneira coletiva, por isso a importância da participação de todos. “É preciso fazer esse projeto de forma participativa, um plano que nasça de todos e que essas pessoas se comprometam a executá-lo, unidos pelo objetivo comum”, ressaltou o consultor do Sebrae, Fiorindo Fontana. Também presente no encontro, o vereador João Picollo parabenizou as entidades participantes e a iniciativa da realização da oficina. “Essa é a razão de fazer esse trabalho, com a participação da sociedade”, resumiu.

Durante a palestra, Otto tratou sobre as peculiaridades do município, a fim de trabalhar com um diagnóstico bastante personalizado. “Vocês são um município novo, e estão dando um passo importante hoje, como comunidade. São, de certa forma, os representantes, e tem a oportunidade de trabalhar e pensar algo diferente. Temos muita coisa para fazer daqui pra frente, pra mudar, pra criar o seu Rincão, um lugar onde se recebe os amigos e onde se vive bem”, finalizou o consultor.