Flores anunciam a primavera no Balneário Rincão

Por volta das 23h29min desta segunda-feira, 22 de setembro, começa a estação mais florida do ano. É o início da primavera no hemisfério sul, considerada a época de ápice na jardinagem, que traz à tona as cores, formas e aromas destas belas espécimes da natureza que embelezam as casas, ruas e jardins, além de perfumar os ambientes.

No Balneário Rincão, as flores são bastante valorizadas, e há dez meses é desenvolvido um projeto de cultivo de jardins e canteiros. Sob a coordenação de Artur Matté e Antônio Xavier Teixeira, profissionais da prefeitura, os canteiros, rótulas e áreas públicas ganham mais vida e cor. Até o momento, Artur estima que já foram plantadas em pontos públicos da cidade cerca de 4,5 mil mudas de várias espécies de flores, entre elas margaridinhas, sálvia, tagete, avenca, latana, alisso e begônias.

Durante o ano, as mudas e as variedades de flores são trocadas, para uma melhor adaptação das plantas de acordo com as estações e o clima, o que demonstra a necessidade diária de atenção com o cultivo. “Espero que esta estação de alegria inspire os moradores do Rincão a cultivarem as suas próprias flores em casa, isso colaboraria para um embelezar do município, gostaria de ver uma cidade completamente florida, cidades sem flores são cidades sem vida”, comenta Artur, responsável pelo cultivo de flores no Balneário.

O Balneário Rincão, graças a iniciativas como esta, se torna a cada dia uma cidade mais colorida, e não é por acaso. Segundo Artur, é uma ideia de médio a longo prazo a implantação de um horto municipal, o que reduziria custos e aumentaria o número de mudas cultivadas e implantadas nas vias públicas.

Outro projeto que envolve o contato com a natureza é o plantio de flores e árvores nas escolas. Por iniciativa da Secretária de Educação do Balneário Rincão, em parceria com os profissionais no cultivo de flores e da engenheira Agrônoma Vera Camargo, as escolas recebem aulas práticas ministradas de cuidado e cultivo de plantas, e ao mesmo tempo colaboram com a confecção de jardins para as escolas. A criançada, além de contribuir com a cidade, se diverte muito e leva para casa o conhecimento e o amor pela natureza.