Saúde do Balneário Rincão e Centro de Reabilitação da UNESC firmam parceria

Foi firmada na manhã desta terça-feira, 23, uma parceria entre a Secretaria da Saúde e o Centro Especializado em Reabilitação – CER II/UNESC, para o atendimento de pacientes portadores de deficiências físicas e/ou intelectuais para a reabilitação. Participaram do encontro o prefeito Décio Góes, a secretária de Saúde Maria Teresa Zanini, as enfermeiras gerenciadoras das unidades de saúde do município e a equipe do CER II/UNESC.

 O serviço é voltado a pacientes que estejam enquadrados nestes seguintes quadros clínicos: Acidente Vascular Cerebral (AVC); Trauma Raque Medular (TRM); Ostomatizados; Traumatismos Crânio Encefálicos (TCE); Amputados e portadores de Paralisia Cerebral, este apenas em casos agudos. O encaminhamento destes pacientes será feito diretamente nas unidades de saúde do município a partir de agora, portanto familiares e pacientes podem encaminhar documentação necessária para participação diretamente nos postos.

Os documentos requeridos pela triagem do Centro de Reabilitação são: Carteira de Identidade e CPF (caso o paciente não possua, traga a certidão de nascimento), cartão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Comprovante de Residência, Carteira de Identidade do responsável pelo paciente, encaminhamento (realizado por um profissional da saúde de nível superior), como também o comprovante de agendamento pelo sistema online FLY Saúde (sistema dos municípios da região carbonífera para cadastro de consultas com especialistas).

“É um avanço pois não tínhamos para onde mandar estes pacientes e o Centro vai mais além de um atendimento simples, eles possuem a estrutura e a capacidade para o melhor desenvolver estes quadros clínicos”, comentou a secretária de Saúde Maria Teresa Zanini.

Na oportunidade o prefeito do município, Décio Góes, fez questão de participar da reunião técnica onde fez algumas sugestões as profissionais da saúde. Também participaram do encontro a coordenadora do Setor de Atenção Básica de Saúde Nina Ângelo, as enfermeiras gerentes nas unidades de saúde do Rincão e demais profissionais da secretaria. Do CER II/UNESC vieram para reunião a Fonoaudióloga Tais Citadin, a fisioterapeuta Elaine Meller, a terapeuta ocupacional Maiara Caramês e a psicóloga Deise Dal Pozzo.

 A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (Física e ou Intelectual) na região do Extremo Sul Catarinense, através do CER II/UNESC, sob a coordenação da Professora Doutora Lisiane Tuon, visa se tornar um centro de Referencia Macrorregional, e tem como maior objetivo amparar familiares e pacientes com algum tipo de deficiência, permitindo assim uma maior qualidade de vida a estes.