Escola Integradora participa de encontro de balé em Criciúma

Sob a coordenação da professora de balé clássico Maiana Sampaio, as crianças do curso infantil de balé, oferecido pelo projeto Escola Integradora do Balneário Rincão, participaram de um evento dedicado à dança neste final de semana. O encontro acontece na praça de eventos do Criciúma Shopping, a partir 18h nos dias 27 e 28, sábado e domingo, onde a turma da professora Maiana estreará cinco coreografias ensaiadas especialmente para o encontro.

Atendendo crianças de três a 12 anos, o balé da Escola Integradora contabiliza mais de 60 crianças inscritas, incluindo um menino. A professora Maiana Sampaio é graduada em Balé Clássico pela Royal Academy of Ballet, de Londres. As aulas são ministradas de forma igual a todas as crianças, que recebem o mesmo conteúdo, porém as classes são divididas por faixa etária.

“Nunca vi uma Prefeitura apoiar tanto a cultura, estamos todos muito felizes e em alto astral, porém faremos as apresentações para esse fim de semana com muita disciplina, como o balé requer”, afirma a professora e coreógrafa. Para a secretária de Educação Maria Canever, o projeto é algo que faz bem à comunidade como um todo. “O projeto da Escola Integradora tem essa prioridade, incluir, integrar e desenvolver as potencialidades das crianças, além de desenvolver a autoestima. É algo que satisfaz a nós, a elas e aos pais”, explica Maria.

Nesta tarde de quarta-feira, 24, foram entregues os novos tutus e collants que serão usados pelas pequenas bailarinas em suas apresentações. Uma comissão de pais criou diversas iniciativas para angariar fundos, e com a ajuda de parceiros foi possível comprar as roupas para as apresentações. Tudo isso, por enxergar nas aulas de balé um projeto de sucesso no município e na comunidade. A Escola Integradora, por sua vez, vai ajudar com o transporte dos pais e alunos até o local.

Todas as escolas de dança e de balé da região estarão representadas no evento, mas apesar de não possuir caráter competitivo, as bailarinas do Rincão querem surpreender e mostrar do que são capazes. Maiana ensaiou com as crianças cinco coreografias inéditas intituladas: Domingo no Parque, Flores de Primavera, O Aniversário da Bailarina, Aprendendo a Dançar e Minha Primeira Valsa.

Para o fim do ano, a professora revela que haverá uma nova apresentação de Balé, desta vez no próprio município, para a comemoração do Natal. A ideia é adaptar a peça do Alto de Natal aos movimentos leves e precisos do Balé. Para quem se interessa em participar, as matrículas para o curso infantil acontecem em fevereiro.