Dia Mundial de Limpeza de Rios, Praias e Lagoas terá ação no Balneário Rincão

O próximo sábado, dia 27, será marcado com uma atividade ecológica no Balneário Rincão. No Dia Mundial de Limpeza de Rios, Praias e Lagoas, o Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Campus Criciúma, em parceria com o Comitê da Bacia do Rio Urussanga, programaram uma coleta de resíduos sólidos na orla marítima. A ação inicia às 9h e vai até às 12h, com saída da Estrada Geral, entre as praias do Torneiro e Balneário Rincão.

Uma turma com cerca de 40 alunos e professores do IFSC participam da ação, e a comunidade em geral está convidada e colaborar com a iniciativa. Além de participar do mutirão, a equipe do Departamento de Meio Ambiente e a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos do Balneário Rincão irão fornecer o Caminhão Basculante para a coleta dos lixos, que serão encaminhados para o Aterro Sanitário. A Fundação do Meio Ambiente de Içara (FUNDAI) também participa da ação.

O evento deste sábado está integrado a uma mobilização mundial para a redução dos resíduos sólidos e novas atitudes em relação ao meio ambiente. O Dia Mundial de Limpeza de Rios, Praias e Lagoas é reconhecido no mundo e já conta com a participação de 40 milhões de pessoas desde seu início, em mais de 120 países. No Brasil, o evento iniciou há 15 anos e conta com a participação de mais de 10 mil voluntários a cada ano, na conscientização e catalogação dos resíduos sólidos encontrados.

Os dados contabilizados nos mutirões são enviados à Comissão Intergovernamental Oceanográfica da ONU. Com base nesses dados, a Comissão e instituições parceiras buscam desenvolver estratégias para construir um movimento social para promover a despoluição dos rios e oceanos, engajar a indústria para desenvolver soluções, promover revisão das legislações sobre o tema.

Para mais informações sobre como participar da ação, o Comitê Urussanga atende pelo telefone (48) 3465.1709 das 14h às 18h. No dia do evento, o contato é pelos telefones (48) 9803.8001 (Rosemar De Nez) ou 9951.0090 (Gilberto Tonetto).