Arroio Rincão recebe Programa Saúde na Escola

As escolas do Balneário Rincão terão mais uma vez a visita dos profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE). A primeira escola a ser trabalhada foi a Arroio Rincão, nesta sexta-feira, 26. Os atendimentos foram realizados nos períodos matutino e vespertino, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os pais também são convidados a participar do programa, que tem por objetivo a promoção da saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde. Outro ponto importante do projeto é fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação.

A parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, que originou o projeto, terá como resultado um diagnóstico de como estão se desenvolvendo as crianças e os adolescentes do município. Para isso, todos os alunos foram pesados e tiveram a altura medida. Algumas das crianças, indicadas pelas professoras, passaram pelo teste de visão, enquanto outras receberam uma aula sobre cuidados bucais básicos. 

“As crianças são bem curiosas e têm vontade de aprender sobre como se cuidar, o que fazemos aqui é disponibilizar a elas atividades de cuidado a saúde e informação”, comenta Washington Luiz Freitas, enfermeiro e coordenador do PSE.

O programa

O Programa, política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. O programa foi implantado no Município já no ano passado.

Atividades desenvolvidas:

– Peso, altura, classificação do estado nutricional;

– Conferência da carteira de vacina e cartão SUS;

– Orientação sobre saúde bucal;

– Brincadeiras e alongamento;

– Teste de visão;

– Roda de conversa com os pais, sobre cuidados bucais e nutrição infantil;

– Filme: documentário sobre alimentação;

As próximas escolas a serem visitadas pelo programa são:

C.E.I peixinho dourado – 02/10 – quinta-feira

C.E.I Balanço das Ondas – 24/10 – sexta-feira

C.E.I Pequena Sereia – 31/10 – sexta-feira

C.E.I Cantidnho do Rincão – 07/11 – sexta-feira

José Réus / Mundo Mágico – 14/11 – sexta-feira

Educação de Jovens e Adultos – 20/11 – quinta-feira