Instituições se unem na limpeza da orla de Balneário Rincão

Mesmo debaixo de chuva, alunos  e professores do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFSC) Campus Criciúma, em parceria com o Comitê da Bacia do Rio Urussanga e membros do Setor de Meio Ambiente da Prefeitura do Balneário Rincão e da Fundação do Meio Ambiente de Içara (FUNDAI), realizaram nesta manhã de sábado, 27, a coleta de resíduos sólidos na orla marítima e na foz do Rio Torneiro. A atividade ecológica marca a participação de entidades da região no Dia Mundial de Limpeza de Rios, Praias e Lagoas.

Os voluntários também contaram com a presença do prefeito do município, Décio Góes, o secretário de Infraestrutura e Serviços, Aníbal Patrício, e ainda com a participação do vereador João Picollo e membros da Colônia de Pescadores Z-33, que vieram dar seu apoio e prestigiar a ação ecológica dos alunos do IFSC.

Em menos de duas horas de trabalho, os voluntários recolheram cerca de 400 Kg de lixo depositados nas dunas, na praia e nas encostas do Rio Torneiro. Para fazer a seleção para posterior descarte, alguns dos membros responsabilizaram-se em quantificar e qualificar o material recolhido para levantar dados. Havia nesses locais o depósito de rejeitos como aparelhos de freezer, refrigerador, vaso sanitário e pedaços de armações de postes. O lixo retirado durante a ação será encaminhado para a Santec Resíduos, aterro industrial e sanitário, em Içara.

“É importante a conscientização não só dos moradores, como dos frequentadores da praia. Percebemos também que uma boa quantidade do lixo vem de toda a região, através córrego do Rio Torneiro, vindo todo para a praia, que é um local comum a todos, portanto um problema de todos”, conta Fabiane Nunes Gonçalves, do Departamento de Meio Ambiente do Rincão.

Esta não é a primeira vez que um grupo se reúne para a coleta ecológica nas praias do Balneário, porém desta vez foi a primeira com participação e colaboração de várias entidades, juntas em prol da causa. Ao final da coleta e da pesagem do material, o grupo decidiu que seria importante se houvessem mais datas no futuro para este tipo de ação, portanto a prática deve se repetir nos próximos meses, inclusive na temporada de verão.