Artesãos de Balneário Rincão se reúnem em oficina do Sebrae

Um grupo de artesãos e lideranças ligadas à categoria se reuniu na noite da última sexta-feira, 26, no primeiro encontro da oficina sobre artesanato que será ministrada no Balneário Rincão pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Cerca de 40 pessoas participaram do encontro, no auditório Dona Noca.

A primeira-dama Mariza Góes, que coordena os grupos de mães e Terceira Idade do município, além da Casa do Artesanato, recebeu o grupo com entusiasmo, e destacou a importância da capacitação na área. “Nesse encontro definimos como serão as oficinas, sob qual ótica vamos trabalhar e qual será o grupo, que depois irá disseminar entre os demais o que for aprendido na capacitação”, explicou Mariza.

O consultor e arquiteto João Luis Rietch, responsável pelas oficinas, explicou a importância de um artesanato que reflita a identidade do local, para que ele possa não só representar, mas também encontrar um mercado a ser explorado. “É importante definir a identidade do grupo, a fim de fazer um trabalho direcionado. O artesanato traz alma, uma origem, e isso tudo agrega valor à peça, além de dar satisfação a quem produz”, definiu João Luis.

As oficinas serão realizadas uma vez por semana, com um grupo de 30 artesãos. Serão 10 encontros, onde as potencialidade e talentos locais poderão ser ainda mais aperfeiçoados. “Com a capacidade da consultoria do Sebrae, aliada à qualidade dos nossos artesãos, o resultado certamente será muito bom”, projetou Mariza.

O prefeito Décio Góes, idealizador das capacitações do Sebrae através do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, também acompanhou a palestra. Para o líder do Executivo, a qualificação através dos Projetos Setoriais de Artesanato para o Sul de Santa Catarina é um estímulo às atividades artesanais como fonte de renda, o artesanato como vínculo cultural da região e ainda a profissionalização do artesão.