Balneário Rincão inicia nova etapa de regularização em área de Sambaqui

Na parceria entre o Departamento de Meio Ambiente e a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura do Balneário Rincão, iniciou-se nesta tarde de terça-feira, 30, a desocupação e limpeza da área de Sambaqui que se encontra em Área de Preservação Permanente (APP), localizada na comunidade do Bairro Mirassol, em cima das dunas. Esta é a segunda etapa do programa de desocupação, demolição, limpeza e recuperação da área a ser preservada.

A primeira tarefa já está concluída, com a demolição das residência, dentro do setor demarcado pela ação judicial iniciada pelo Ministério Público. Nesta terça-feira, os trabalhadores da prefeitura irão limpar e recolher os entulhos e destroços. Nas próximas duas semanas, os trabalhadores e os órgãos fiscalizadores continuarão a dar andamento na execução do processo ambiental.

“O segundo processo foi a demolição das casas que ficavam na área demarcada, estamos avançando rapidamente. Após a fase de limpeza será iniciada a recuperação das características naturais da área, com o cercamento e a organização da região a ser estudada e protegida”
, explicou Roger Guimarães, Diretor do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura.

Algumas das famílias que residiam na área foram contempladas pela prefeitura com moradias no Condomínio Deobaldo Pacheco. Ao todo, mais de 30 famílias foram realocadas por residirem nestas áreas. Localizado na Zona Sul do município, o empreendimento é destinado a idosos, portadores de deficiência, famílias em condição de vulnerabilidade social e pessoas que habitavam as APPs. As casas possuem um ambiente de 42 metros quadrados com sala, cozinha, dois quartos e banheiros.