Rincão intensifica Projeto Escola Integradora em todas as comunidades.

“Fico até emocionada de ver meus filhos aprendendo tanto e tendo a oportunidade que jamais tive”, o desabafo de alegria é da dona de casa Maria Aparecida, que tem seus três filhos matriculados no projeto ‘Escola Integradora’ da Prefeitura de Balneário Rincão.

O projeto tem o objetivo de resgatar socialmente as crianças das comunidades mais carentes do município e proporcionar aprendizado e lazer no contra-turno escolar.

Ao todo mais de mil crianças já participam do projeto, que conta com aulas de jazz, hip-hop, dança folclórica, dança de rua, ballet, violão, jiu-jitsu, artes e duas matérias pioneiras no estado, natação e inglês. Tudo oferecido de forma totalmente gratuita a todos da comunidade.

Para o prefeito Décio Góes, o projeto é fundamental para o novo município. “Nosso desafio é dar atividade sadia para a nossa garotada, vamos procurar criar cada vez mais oportunidades. Nosso sonho é ter aula o dia inteiro, um dia chegaremos lá”, comemorou o prefeito.

Edinara da Silva, 20 anos, que é irmã de Ketlin e Waguiner Silva que participam das aulas de jiu-jitsu, diz que o relacionamento e a disciplina dos dois irmãos que antes se brigavam com frequência melhorou depois do projeto, o que reflete no rendimento escolar. “Eles se comunicam melhor, não brigam tanto, sempre que posso venho acompanhá-los. Eles até passaram direto na escola”, conta.

Professor há 23 anos, Joaquim demonstra orgulho do que faz. “Eu adoro o que faço, nosso objetivo em primeiro lugar é formar um cidadão, para que ele possa saber conviver com as adversidades e se não formarmos um atleta, pelo menos estamos formando um cidadão”, disse.

No início da tarde desta sexta-feira (24), os mais de vinte alunos que estavam fazendo aula de natação na Lagoa do Faxinal, receberam a visita surpresa do Prefeito Décio Góes e da secretária de educação, Maria Canever. Além da natação, Décio e Maria visitaram as aulas de artes e inglês que são oferecidas para as crianças.

“Os pais sempre querem o melhor para seus filhos, a mesma coisa o município, somos uma família e queremos o bem dos nossos filhos, pois a educação é prioridade número um da administração municipal”, afirmou Maria Canever.

As aulas de natação são pioneiras em Santa Catarina e acontecem as segundas, quartas e sextas-feiras das nove às as 10h30min. e das 14 às 15h30min. Também é oferecido aos alunos transporte gratuito até o local das aulas. O ônibus irá sair da Zona Sul às 8 horas e também as 13 horas, passando pelo Centro, Lagoa dos Freitas e Pedreiras.