Programa Coisas de Mulher conclui atividades no Balneário Rincão

Encerrou esta semana a série de encontros do grupo Coisas de Mulher, realizada entre julho e outubro deste ano. O grupo, formado por 14 mulheres na faixa dos 50 anos, foi realizado na Barra Velha, e teve como foco a promoção da saúde da mulher. O encerramento contou com a presença da secretária de Saúde Maria Teresa Zanini, além de alguns dos profissionais que acompanharam o grupo ao longo dos encontros.

O objetivo do programa, realizado pela primeira vez no município, foi oferecer um espaço de promoção de saúde e de cuidados mútuos, com a adesão às caminhadas orientadas, relatos de melhoras nas relações familiares e sociais, diminuição do isolamento social e dos sintomas depressivos e ansiogênicos, criação e fortalecimentos de vínculos comunitários, relatos de melhora nos hábitos geradores de saúde e bem-estar. O programa foi oportunizado pela Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, e coordenado pela psicóloga Dipaula Minotto da Silva.

Entre os temas tratados nos encontros, hábitos saudáveis e atividade física, alimentação, relações familiares, auto-estima e auto-imagem, cuidados com a auto-medicação, entre outros. Todos os encontros foram direcionados para auxiliar as mulheres a encarar positivamente as transformações desta fase da vida, que é ser mulher a partir dos 50 anos. Passaram pelo programa especialistas em psicologia, educação física, nutrição, ginecologia, artesanato, enfermagem, farmácia, medicina e fisioterapia.