Mostra de curtas no Museu Arqueológico reúne 400 crianças

Durante toda esta semana, alunos da rede pública de ensino de Balneário Rincão estiveram em contato direto com a cultura e a arte do cinema. Cerca de 400 crianças, distribuídas em 17 sessões, passaram suas manhãs e tardes no Museu Arqueológico, na companhia dos melhores curtas do Circuito Estadual de Cinema Infantil.

A exibição dos curtas foi gratuita e aberta ao público infantil da região. Os temas dos filmes eram bem diferenciados, entre películas de entretenimento e educativas, animações e atuações, todos de classificação indicativa livre. O evento faz parte do Rincão Criança, um cronograma de atividades incentivadas e promovidas pela Prefeitura de Balneário Rincão, e que continua neste sábado e domingo, 11 e 12, em comemoração ao Dia da Criança. Na programação para o final de semana, atividades culturais, brincadeiras e serviços de utilidade oferecidos a toda população.

“A semana foi muito produtiva, cerca de 400 crianças assistiram aos curtas do museu, algumas delas nunca haviam ido a um cinema. O projeto, além de ensinar, tem como maior pilar proporcionar a elas o acesso livre à cultura, à história e à arte do cinema”, explica Elisângela Machieski, coordenadora do projeto e historiadora do Museu Arqueológico de Balneário Rincão.

Graças ao sucesso das atividades culturais no museu, a direção informou que haverá uma continuidade deste formato de projeto. O “CINEMU”, ou Cinema no Museu, terá exibições periódicas com datas e filmes a serem definidos.

“Acredito que esse projeto contribuiu muito para a vida de cada aluno que aqui esteve, podemos através dos curtas, além de levar a criança a um mundo imaginário, deixá-la em contato com a cultura do cinema como forma de se contar uma história, e o fato de ser uma mostra no museu as faz refletir um pouco mais sobre a história do próprio município em que vivem”, destacou Michele Crepaldi Da Rosa, professora da turma da Escola Arroio Rincão.