Comunidade da Zona Sul reivindica segurança

Comerciantes e moradores da Zona Sul convocaram uma reunião para discutir a segurança no Balneário Rincão na noite desta quinta-feira, 10. O encontro foi na Câmara de Vereadores do município, e contou com a presença dos legisladores, do prefeito Décio Góes, de representantes da Polícia Militar e dos presidentes do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Na plateia, moradores do bairro fizeram cerca de 10 perguntas, e aproveitaram a oportunidade para pedir às autoridades uma atenção maior à segurança do município. Um dos problemas levantados pelos rinconenses foi a falta de efetivo policial para atender à demanda, principalmente no período fora da temporada de verão. A equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação também participou da reunião, com a intenção de ouvir as demandas da população.

Segundo o prefeito Décio Góes, ainda é preciso trabalhar a compreensão Estado no sentido de que o Balneário Rincão é um município diferente, com muitos imóveis sem uso ao longo do ano. “Muitas ocorrências não aparecem nos dados oficiais, pois ainda falta a cultura de registrar o boletim de ocorrência, então todos tem que fazer a sua parte”, comentou Décio. O prefeito aproveitou a oportunidade para destacar os trabalhos de segurança preventiva realizados no município, como o cuidado com a iluminação pública, as oportunidade de ensino e formação profissionais através dos cursos gratuitos e ainda as atividades da Escola Integradora, que oferecem atividades sadias aos alunos no contraturno escolar.

O Major Jean Carlos de Brida Silva, subcomandante da Guarnição Especial de Içara, estimulou a participação e colaboração da comunidade para que, anonimamente, aponte suspeitos em seus bairros, ajudando no trabalho da polícia. “Vamos ser sinceros, em dezembro haverá reforço de policiais por conta da Operação Verão, até lá, não teremos maior efetivo, no ano que vem talvez a gente consiga um avanço nesse sentido”, explicou Jean.

Para dar andamento aos pedidos da população, ficou acertado que o Legislativo irá marcar uma reunião com a Secretaria de Segurança do Estado para discutir a situação do Rincão, em uma comitiva formada também pelo Executivo, representantes da comunidade e demais interessados.

A reunião foi comandada pelo presidente da Câmara, Edmilson Braz Carlos, e pelo vereador José Eloir. Também compuseram a mesa o prefeito Décio Góes, o presidente do Conseg Gilberto Taraskevicius, da CDL Fernando Selinger, o Major Jean Carlos de Brida Silva e o comandante da Polícia Militar Romelano Onofre.