Alunas do curso de Costura Industrial se formam no Balneário Rincão

A noite desta quarta-feira, 22, foi especial para 25 alunas do curso de Costura Industrial, realizado no Balneário Rincão e ministrado pela professora Samara Werncke Oenning. A capacitação profissional foi uma realização do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com a Prefeitura Municipal. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no Restaurante Russo, e contou com a presença de amigos, familiares e autoridades locais.

A coordenadora dos cursos do Pronatec do município, Lidiana Santos, comandou a cerimônia. Emocionadas, as alunas foram chamadas uma a uma para receber o certificado e o abraço dos componentes da mesa oficial. O prefeito Décio Góes destacou a importância da capacitação para a construção de uma cidade de mais oportunidades, e parabenizou as alunas pela dedicação e persistência ao longo do curso. “Isso mostra para o mercado que o município aposta em capacitação de mão de obra, atraindo investimentos, gerando emprego, renda, e melhorando a qualidade de vida de todos. Através do interesse nesses cursos, o Rincão deu uma resposta positiva de que quer estudar, aprender, melhorar, e com isso ter uma vida mais feliz”, destacou Décio.

Entre as formandas, a costureira Fabiane da Costa, de 32 anos, era uma das mais sorridentes. Ao lado do marido e de um dos três filhos, ela não escondia a satisfação pela formatura, que rendeu não somente um certificado profissional, mas também um novo emprego. Ela e mais cinco colegas do curso foram contratadas por uma malharia, agora com muito mais conhecimento e segurança para se manter no mercado de trabalho. “Procurei o curso para me aperfeiçoar, já trabalhava na área, mas só conhecia uma máquina. No começo eu quis desistir, pois era puxado o trabalho e o curso, mas meu marido me apoiou e hoje estamos aqui, comemorando esse dia”, comentou Fabiane.

Na mesa oficial também estavam os vereadores João Picollo, Luiz Carlos Pinto, Leandro Klug, Airton Ferreira e Teodoro Lino, que receberam um agradecimento especial por parte do líder do Executivo. Décio destacou que a Câmara sempre apoia os projetos educacionais e de capacitação profissional, aprovando os convênios e estimulando as ações. Para a secretária de Educação Maria Canever, o momento de encerramento do curso é de agradecimentos e emoção. “Quando esse município iniciou, o objetivo sempre foi colocar crianças, jovens, adultos, para estudar, crescer, se capacitar, pois através da educação a sociedade se desenvolve”, destacou Maria.

Para o coordenador dos cursos de qualificação do Senai Criciúma, Maicon Canever, cada um é o responsável pelo seu processo de conhecimento, e sobre a força de vontade para ir atrás e conquistar. “O fracasso não está no erro, mas sim na desistência, então todas vocês são merecedoras de estarem aqui hoje, recebendo essa certificação”, resumiu Maicon, que encerrou sua fala com uma citação do filósofo Blaise Pascal: “Ninguém é tão sábio que não tenha algo pra aprender e nem tão tolo que não tenha algo pra ensinar”.