Serviço de Convivência promove 1ª Festa da Família

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), programa da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Balneário Rincão, realizou a 1ª Festa da Família na noite desta quinta-feira, 30, em sua sede, no bairro Pedreiras. Na ocasião, as famílias das crianças e adolescentes atendidos pelo SCFV conheceram um pouco mais do trabalho realizado no local, assistiram a uma apresentação musical e saborearam uma feijoada.

Ao som da música Ressuscita-me, da cantora Aline Barros, o coral formado pelos alunos de diferentes idades encantou os presentes. A cada frase, nas repetições do refrão, as vozes ecoavam alegres, firmes e cheias de esperança, emocionando a todos. O objetivo do encontro foi reunir pais, alunos e o grupo de trabalho, a fim de aproximá-los do projeto e das atividades oferecidas, buscando que os responsáveis estimulem ainda mais a participação dos filhos.

A primeira-dama do município, Mariza Góes, falou sobre a implantação do programa, destacou o esforço e dedicação da equipe de trabalho e convidou as famílias para que reforcem em casa as boas práticas aprendidas pelas crianças atendidas. “Todo esse trabalho só tem sentido se a criança chegar em casa e puder visualizar, dentro da sua realidade, a oportunidade de crescer, de ser alguém com uma vida melhor”, explicou Mariza.

Para o prefeito Décio Góes, uma cidade de mais oportunidades começa voltando a atenção para as crianças. “A intenção é que elas possam ter uma escola de qualidade, com atividades complementares no contraturno escolar onde são reforçadas questões como disciplina, trabalho em grupo. O futuro da educação não se faz somente nas escolas e nos programas oferecidos, mas com o apoio dos pais, dando atenção e carinho”, resumiu Décio.

Atualmente, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende 85 crianças, no contraturno escolar, com atividades de artesanato, esportivas, educacionais, horta, jardinagem, leitura, violão, inclusão digital, entre outras, contemplando 65 famílias. Desde o início do programa, em abril deste ano, em média 130 crianças já passaram pelo local, segundo o coordenador Rafael Marcelino. A próxima reunião com os pais está marcada para o dia 17 de novembro, na sede do SCFV.