Inicia medição e recadastramento de imóveis no Balneário Rincão

A Prefeitura de Balneário Rincão, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Serviços, inicia nesta segunda-feira, 3, o recadastramento dos imóveis do município. A empresa Ecosfera Engenharia Ambiental ficará responsável pela implantação do sistema de geoprocessamento e atualização dos cadastros da área urbana do Rincão.
O objetivo da iniciativa é gerar uma nova e atualizada base cartográfica, para uma melhor gestão e planejamento do município. O engenheiro agrimensor da prefeitura, Anderson M. Douglas, irá fiscalizar o andamento do trabalho. Serão realizadas visitas às residências, e caso necessário, o técnico precisará ingressar no terreno. Todos os profissionais estarão identificados, para a segurança dos moradores e proprietários.

O prefeito Décio Góes destaca a importância do trabalho de cadastro para que haja um número correto de imóveis, além de fazer o complemento dos endereços e reivindicar a atuação de carteiro em toda a cidade. “Manter um cadastro em dia é uma obrigação de um município. Conheceremos oficialmente todos os imóveis que temos, o padrão de cada um e a infraestrutura disponível. É um grande instrumento para planejar a cidade em busca da melhoria da qualidade de vida de todos”, explicou Décio.

Atualmente, o município tem cadastrado cerca de 18 mil imóveis, porém a expectativa é de que possam haver mais de 25 mil imóveis. Durante o trabalho serão cadastrados também os imoveis de ocupações, loteamentos clandestinos e irregulares, dando subsídios para agilizar o processo de regularização fundiária Lar Legal. Através desse cadastro também será possível fiscalizar o crescimento da cidade, identificar os proprietários dos terrenos baldios para que mantenham esses espaços limpos, emitir Consulta de Viabilidade, entre outros serviços.

O prazo para a conclusão dos trabalhos é de cinco meses. O cadastramento iniciará na área central do município, estendendo-se para o restante do território ao longo dos trabalhos.