Iniciam os trabalhos do Plano de Desenvolvimento Econômico

A Administração Municipal, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), iniciou na noite desta segunda-feira, 3, as discussões para construir coletivamente o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável. O encontro, que reuniu cerca de 50 pessoas, foi realizado no Rincão Praia Clube. A próximo reunião está marcada para segunda-feira que vem, dia 10, às 19h30min, no mesmo local.

Na ocasião, o prefeito Décio Góes e o presidente do Legislativo Edmilson Braz Carlos empossaram simbolicamente o Conselho de Desenvolvimento Econômico, que tem, entre suas funções, a autoridade para definir apoios para instalação de novas empresas, ampliação de negócios locais e ainda a isenção de alguns tributos. O conselho é composto por 10 pessoas: Poder Executivo – Angélica Zenatto; Secretaria de Infraestrutura – Aníbal Patrício; Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura – Carlos Rosso Neto; Secretaria de Administração e Finanças – Valberto Berkenbrock; Secretaria de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente – Róger Guimarães; Câmara de Vereadores – Pedro Lino; Associação Empresarial – Adroaldo Faraco e Fernando Luiz Cardoso; Câmara de Dirigentes Lojistas – Fernando Selinger e Naelti Vianna.

A formação do conselho faz parte da Lei de Incentivo Econômico, criada este ano a partir da indicação do vereador Pedro Lino. Com a lei em vigor, o conselho atuante e o plano em desenvolvimento, será possível planejar ações para o crescimento seguro da economia local, a partir das vocações do município. Para o líder do Executivo, a elaboração do plano é o primeiro passo para definir em qual direção o município irá crescer. “Estamos discutindo o Plano Diretor, concluindo o Projeto Orla até o final do ano, também em parceria com a Unesc estamos trabalhando no Plano Municipal de Saneamento Básico, entre outras ações, para criar uma base sólida onde o município possa se desenvolver de maneira sustentável”, explicou Décio.

O seminário de integração do plano estratégico de desenvolvimento econômico foi apresentado pelos consultores Fiorindo Fontana e Marcelo dos Santos. “Queremos preparar um ambiente favorável para aproveitar a fase de crescimento que o país se encontra, promover a cooperação entre as lideranças, identificar que fatores que podem inibir o desenvolvimento e quais podem ser aproveitados para potencializar, além de ver que oportunidades estão acontecendo no entorno e que temos que aproveitar”, projetou Marcelo.