Começa a Semana da Consciência Negra no Balneário Rincão

No dia 20 deste mês se comemora o Dia da Consciência Negra. Para trazer o tema até a realidade dos alunos, a Secretaria de Educação de Balneário Rincão promove uma semana inteira de apresentações teatrais sobre o tema, buscando promover o conhecimento da história e da cultura negra nos alunos de sua rede municipal e estadual, como também na comunidade local.

Nesta manhã de segunda-feira, 10, a peça intitulada “Negra”, da atriz Giselle Marques, levou um pouco da história afro aos alunos das escolas estaduais Melchíades Bonifácio Espíndola e Gervásio Teixeira Fernandes, iniciando assim a semana de apresentações. Na parte da tarde, o Salão Paroquial de Pedreiras recebeu uma reunião para a divulgação da peça para todos os educadores e colabores da Educação. Na presença do prefeito Décio Góes e da secretária de Educação, Maria Canever, Giselle apresentou uma sequencia de atos, onde se desenrolavam as histórias de alguns nomes da ligados à cultura negra, além de curiosidades sobre suas vidas.

O objetivo é fazer com que se sensibilize nos professores da nossa rede este olhar do passado afrodescendente brasileiro, dessa forma podemos melhor valorizar esta parte de nossa história. Precisamos que todos participem, a integração de toda uma rede de educação com o tema formará um trabalho e um pensamento mais completo”, aponta a secretária Maria Canever.

A peça será apresentada também para a comunidade durante a semana (vide cronograma). Haverá ainda uma versão adaptada para ser apresentada às crianças da Educação Infantil ao 5º ano, intitulada “Contos Afro Muriquinho”. Com a peça realizada em toda rede, inicia-se uma série de atividades durante o restante do mês nas escolas, voltadas à conscientização, valorização e o conhecimento da história e da cultura negra nacional.

“Esta prefeitura cumpre uma lei que regulamenta a obrigatoriedade, dentro de toda a rede de ensino brasileira, da inserção da cultura e da história negra nos currículos de suas disciplinas. Este trabalho já é uma realidade em vários municípios, valorizo muito a atitude de secretários de Educação e prefeituras que facilitam o acesso a este legado histórico”, comentou a atriz Giselle Marques.

Confira a programação completa da semana:

Terça 11/11   CONTOS AFROS MURIQUINHO – Faixa etária: Educação Infantil ao 5º ano 8h30min – Escola José Réus (Lagoa dos Freitas)  10h30min – Escola Amélia (Barra Velha)  13h15min – Escola Amélia 15h30min – Escola José Réus    Quarta 12/11   CONTOS AFROS MURIQUINHO – Faixa etária: Educação Infantil ao 5º ano Local: salão da igreja de pedreiras 9h – C.E.I.s Cantinho, Balanço, Sonho Infantil, Peixinho 10h30min – Escola Arroio 14h – Escola Arroio 15h30min – C.E.I.s Cantinho, Balanço, Sonho Infantil, Peixinho    Quinta 13/11   Escola Estadual Melchíades – (Centro) 9h – Peça: Negra – A partir do 6º ano 10h30min – CONTOS AFROS MURIQUINHO – Educação Infantil ao 5º ano 13h30min – Peça: Negra – A partir do 6º ano 15h30min – CONTOS AFROS MURIQUINHO – Educação Infantil ao 5º ano 20h – Apresentação para a comunidade em geral no Centro Comunitário. Peça: Negra   Sexta 14/11   Escola Estadual Gervásio – Local: No Salão da Igreja de Pedreiras 9h – Peça: Negra – A partir do 6º ano 10h30min – CONTOS AFROS MURIQUINHO – Educação Infantil ao 5º ano 13h30min – Peça: Negra – A partir do 6º ano 15h30min – CONTOS AFROS MURIQUINHO – Educação Infantil ao 5º ano