Equipe participa de capacitação do Plano de Saneamento Básico

Após a assinatura da parceria entre Balneário Rincão, Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) no meio deste ano, chega a hora da capacitação das equipes das cidades selecionadas para receberem o Plano de Saneamento Básico Municipal. Nesta semana, a equipe de Meio Ambiente e Planejamento da Prefeitura de Balneário Rincão participou do curso de capacitação na Unesc, para melhor desenvolver os planos de saneamento atingidos pelo convênio.

Durante os dias 18, 19 e 20, participaram do curso de capacitação o diretor de Meio Ambiente, Roger Guimarães, a arquiteta Adiana Garlini, o engenheiro civil Marcelo Santa Helena, o presidente do SAMAE Balneário Rincão, João Raupp e o engenheiro agrimensor Anderson M. Douglas. “Queremos estar bem preparados para recolhermos os dados exatos para o Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (IPAT) , e a ideia também é incluir todas as nossas necessidades de saneamento público em um único plano, após o levantamento de nossas diretrizes iniciais, todos juntos iremos partir para a próxima etapa do convênio “, explica Anderson.

O investimento para a elaboração dos Planos de Saneamento Básico é oriundo do PAC 2 (Programa de Aceleração de Crescimento), no montante de R$ 2,4 milhões. O convênio virá para resolver alguns problemas cruciais do município, no que se diz saneamento básico. Os planos abrangem soluções na questão da drenagem urbana, do sistema de esgoto sanitário e do gerenciamento dos resíduos sólidos como também a falta de caimento para as drenagens que causam muitos transtornos a cada época de chuvas.

O Balneário Rincão é um dos doze municípios com população de até 50 mil habitantes que terão desenvolvimento do plano. A equipe do IPAT (Instituto de Pesquisa Ambientais e Tecnológicas) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) será responsável pela elaboração dos planos das cidades de Araquari, Balneário Rincão, Campo Alegre, Garuva, Governador Celso Ramos, Imaruí, Macieira, Pescaria Brava, Saltinho, Sangão, Santa Cecília e Vargem Bonita.