Concluído curso de boas práticas com alimentos da Vigilância Sanitária

 A Unidade de Vigilância de Balneário Rincão, que atua em ações educativas com o objetivo de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população, realizou o curso “Boas Práticas para a Manipulação de Alimentos”, nesta quinta-feira, 20, que foi direcionado aos vendedores ambulantes que já trabalham ou que irão atuar durante o veraneio.

 Na sala inteligente da Escola Arroio Rincão, os técnicos da Vigilância Sanitária Ângela Salvador e Fabrício Possamai ministraram o curso aos vendedores. Para os técnicos é importante que esses profissionais sejam capacitados, a fim de evitar problemas junto à fiscalização e garantir a saúde e bem-estar de quem consome os alimentos vendidos por eles. O curso finaliza uma campanha da vigilância que procurou atender a necessidade de regularização dos setores que lidam com alimentos no município. Em outra etapa, realizada no dia 30 de outubro, as merendeiras que atuam nas escolas do município também receberam orientações do trabalho adequado com os alimentos.

Essas capacitações marcam o início dos trabalhos de fiscalização e prevenção da Vigilância Sanitária para a “Operação Veraneio” no Balneário Rincão. Foi apresentado para os vendedores ambulantes cuidados sobre higiene pessoal, segurança alimentar e práticas seguras para manipulação de alimentos. Também foram tratados sobre os cuidados no armazenamento de alimentos e conservação.

Todos os vendedores ambulantes devem possuir alvará sanitário para realizar as atividades durante a temporada, além do alvará da Prefeitura. A fiscalização ocorrerá durante todos os dias, inclusive finais de semana e feriados. Para mais informações sobre os alvarás, o interessado pode procurar a Central do Cidadão das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou através do fone (48) 3468.1068.