Prefeitura e Sebrae oferecem oficina gratuita de artesanato

A Prefeitura de Balneário Rincão, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), recebe na próxima quinta-feira, 27, a artesã Eugênia Raquel, de Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis, para a realização de duas turmas da oficina gratuita de artesanato, no auditório Dona Noca. Desde setembro deste ano, o município está inserido nos Projetos Setoriais de Artesanato para o Sul de Santa Catarina, que oferece consultoria especializada a grupos de artesãos e lideranças ligadas à categoria.

A capacitação será oferecida em duas turmas, uma durante a manhã, das 8h às 12h, e outra durante a tarde, das 13h30min às 17h30min. Para cada turma, a capacidade máxima são 20 pessoas, e as inscrições devem ser feitas no local, no próprio dia do curso, antes da hora de início. As oficinas também são abertas a artesãos que não estejam trabalhando junto ao consultor e arquiteto João Luis Rietch, responsável pelas oficinas dos Projetos Setoriais no município.

A primeira-dama de Balneário Rincão, Mariza Góes, que coordena os Grupos de Mães, de Terceira Idade e a Casa do Artesanato, lembra que a oportunidade de se capacitar gratuitamente é única, e que está aberta a todos os artesãos interessados. Para participar, cada artesão deve se inscrever em uma das turmas e levar conchas e material de colagem (cola quente, cola de contato, ou o que costuma trabalhar), para realizar a oficina.

A capacitação do Sebrae no Balneário Rincão é realizada através do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é trabalhar os Projetos Setoriais de Artesanato para o Sul de Santa Catarina como um estímulo às atividades artesanais como fonte de renda, o artesanato como vínculo cultural da região e ainda a profissionalização do artesão.