Artesãs recebem workshop no Balneário Rincão

A parceria entre a Prefeitura de Balneário Rincão e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para o desenvolvimento do artesanato local teve mais uma etapa nesta quinta-feira, 27. Durante todo o dia, um grupo de dez artesãs participou do workshop ministrado pela artesã Eugênia Raquel Istchuk, de Florianópolis, no auditório Dona Noca.

A atuação do Sebrae no município se dá a partir do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, através dos Projetos Setoriais de Artesanato para o Sul de Santa Catarina, e iniciou em setembro deste ano. A primeira etapa da capacitação consistiu na verificação das potencialidades do artesanato rinconense, e neste novo momento, a ideia é estruturar o grupo formado, tomando como base o desenvolvimento dos produtos identificados, que devem possuir uma boa tipologia e ser oriundo de matérias-primas de abundância local.

O grupo foi batizado pelas artesãs de “Raízes e Águas do Rincão Comprido”, e se segmenta em duas linhas de produção: Flores do Mar (Conchas e Escamas) e Pescadores e Marisqueiras (Bonecas de Pano). O foco dos produtos é trabalhar com o uso dos recursos naturais da região para iconografar os elementos típicos da cidade como a paisagem, a fauna, a flora, a gastronomia, os hábitos e costumes locais.

Os produtos manufaturados pelas artesãs de Balneário Rincão serão expostos na Feira “Aroma, Sabor e Arte”, que acontece no hall do Beira Mar Shopping, em Florianópolis de 15 de janeiro a 15 de fevereiro. No dia 12 de dezembro, o resultado do trabalho será apresentado ao prefeito Décio Góes e a membros do SEBRAE/SC.

“Eu percebi nestes dez encontros que o Rincão tem muito potencial a ser explorado, o município possui uma identidade histórica de manufatura de artesanato, as pessoas daqui têm consigo essa facilidade para com este oficio, o que conste em um ótimo ramo de negócios para a cidade. Por conta deste fato e da obtenção de matéria-prima abundante, acredito que com o nosso bom trabalho em grupo pode se afirmar tranquilamente que o Rincão ainda será uma referencia no setor de artesanato”, explica o consultor do SEBRAE, João Luis Rieth, que realizou a capacitação no município.