Balneário Rincão realiza caminhada no Dia de Combate a AIDS

Em uma ação diferenciada contra o preconceito junto aos portadores de HIV e pela prevenção à doença, moradores do Balneário Rincão realizaram uma caminhada simbólica para marcar a data. O 1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate a AIDS, e por conta desta campanha global a Secretaria de Saúde, com o apoio da Administração Municipal, promoveu um evento para trazer a comunidade a refletir sobre a importância da procura e realização dos exames.

Além de uma caminhada de dois quilômetros pelo centro do município, parando na estrutura armada próximo ao calçadão para se reidratar, os presentes receberam as palavras de conscientização vindas de Jefferson Sotero, palestrante voluntário. “Movimentar a sociedade quanto à busca do entendimento e do reflexo ruim que o egoísmo tem promovido é o que buscamos, precisamos libertar as pessoas destes sentimentos visando sempre aumentar a atenção de todos para com a doença”, explica Jefferson.

Na oportunidade e para dar o exemplo à população, o prefeito Décio Góes foi o primeiro a fazer o teste de HIV, realizado gratuitamente e de forma rápida a todos os interessados. “A detecção precoce do vírus HIV é vital para um melhor tratamento e controle da síndrome em casos de exames diagnosticados como positivos”, comenta a secretária de Saúde, Maria Tereza Zanini.

Após todos realizarem seus testes, a equipe e os presentes puderam confraternizar com tortas cedidas pela secretaria para a ação. Ao todo foram feitos 35 testes de AIDS durante a manhã, lembrando que os testes podem ser feitos todos os dias da semana nas unidades de saúde do Rincão, assim como exames de diabetes, colesterol e hepatites B e C.