Balneário Rincão realiza 1º Seminário do PNAIC

O Balneário Rincão realizou na tarde desta segunda-feira, 1º de dezembro, o 1º Seminário do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O encontro foi nas dependências da Escola Municipal José Réus, com realização da Secretaria de Educação do Município e direcionado aos educadores das escolas municipais e estaduais da rede.

No município, o programa é coordenado pela educadora Liene da Silveira, com orientação da gestora Regina Leite. “O programa é do Governo Federal e dedicado à melhora da educação através da formação continuada dos professores, qualificando-os para cumprir o pacto de alfabetizar todos os seus alunos até no máximo oito anos”, explica a secretária de Educação Maria Canever.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do ensino fundamental. No Pacto, quatro princípios centrais são considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico, são eles o Sistema de Escrita Alfabética, o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos, os conhecimentos oriundos das diferentes áreas e ainda a ludicidade e o cuidado com as crianças nos processos de ensino e de aprendizagem.