Administração Municipal divulga contas da saúde em Audiência Pública

A Prefeitura de Balneário Rincão, através da Secretaria de Administração e Finanças, apresentou na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 2, a prestação de contas da Secretaria de Saúde para o ano de 2014. Na ocasião, cerca de 30 pessoas acompanharam a Audiência Pública, realizada durante o horário político da casa.

As contas foram apresentadas pelo secretário de Administração e Finanças, Valberto Berkenbrock, e cada vereador recebeu uma cópia do relatório contento os valores arrecadados e onde os mesmos foram aplicados.  “O motivo dessa audiência pública é uma questão de transparência que queremos ter com a comunidade. Para nós, o dinheiro colocado na saúde não é um gasto, e sim um investimento”, explicou o secretário.

Valberto disse ainda que a receita do município ainda é pequena, cerca de R$ 1,5 milhões por mês, e que também é preciso buscar recursos de fora para viabilizar as melhorias que o município necessita nas mais diferentes áreas. Da arrecadação mensal, a lei obriga que seja investido pelo menos 15% na saúde, mas a Administração atual tem destinado cerca de 21,1% de sua receita para este fim.

Durante a audiência, os vereadores aproveitaram para tirar dúvidas sobre o orçamento e também sobre a secretaria, que foram esclarecidas pela titular da pasta, Maria Teresa Zanini. A secretária falou ainda sobre o quadro de funcionários, a utilização dos veículos e da ambulância, o convênio com o Samu, entre outros temas.

Antes do início da prestação de contas, durante a sessão, os projetos apresentados pelo Executivo foram todos aprovados em primeira votação, entre eles o orçamento para o ano que vem e o aumento da dotação orçamentária para 2014. Os vereadores Luiz Carlos Pinto e João Picollo aproveitaram a oportunidade para elogiar os colegas, que têm sido parceiros na aprovação dos projetos importantes e que visam o desenvolvimento do município.