Balneário Rincão realiza avaliação do ensino municipal

As escolas da rede municipal de ensino fundamental de Balneário Rincão realizaram nesta quinta-feira, 4, a “Provinha Rincão”. O exame é uma avaliação externa que tem o objetivo de analisar o processo de ensino e aprendizagem da rede, e servirá de base para implementar políticas direcionadas à qualidade da educação. Cerca de 460 alunos realizaram as provas nos turnos manhã e tarde das três escolas do município.

Em edições anteriores à emancipação do município, ainda em uma gestão de Içara, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Balneário Rincão ficava em quatro pontos, considerado uma média municipal boa. O objetivo da atual gestão é, ao final dessa autoavaliação, ser possível atingir e ou superar esta marca, a partir das novas diretrizes educacionais implantadas.

“Avaliar as crianças e seu desenvolvimento de aprendizado, como também o nosso de ensino, é o objetivo maior desta prova. Queremos que nossos alunos possam alcançar todos os níveis cognitivos da educação”, pontua a coordenadora pedagógica das escolas de Balneário Rincão, Liene Silveira.

A provinha nasceu no ano passado, porém possuía o nome de simulado. Após uma reunião realizada no final do mês passado com a administração e toda a coordenação de ensino, e por ideia do prefeito Décio Góes, ficou decidido que se chamaria “Provinha Rincão”. O motivo para a mudança seria uma adequação do nome à faixa etária de quem realiza a prova, os alunos do 1º ao 5º ano.