Projeto Escola Criativa é apresentado no Balneário Rincão

Levar para as salas de aula a valorização da cultura do Balneário Rincão, bem como as belezas inspiradas pela natureza. Com esse objetivo, mais de 70 funcionários da rede de Educação foram apresentados ao Projeto Escola Criativa na noite da última sexta-feira, na sede da colônia de Pescadores Z-33. O projeto idealizado pela Universidade de Barcelona foi explanado pela coordenadora de relações internacionais do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Marlene Zwierewicz.

O evento contou com a participação do prefeito, Décio Góes, que explicou que o projeto faz parte da política de governo que será aplicada em todas as escolas da rede municipal durante esse governo. “As crianças precisam amar o município e a escola, que passam a maior parte do tempo. O projeto fará com que os nossos estudantes conheçam a nossa história, cultura e as belezas naturais depositadas aqui”, explicou o chefe do Executivo.

A secretária de educação Maria Canever comentou que a intenção é que as crianças conheçam todos os pontos turísticos, incluindo as seis lagoas, durante o ano letivo. “Queremos levar elas até as comunidades para que escutem a história do nosso município. Depois, a missão de cada professor é fazer algo que marque e interfira de forma positiva a vida dos alunos”, planejou a secretária.

A representante da Unibave apresentou a metodologia do trabalho que será desempenhado nas escolas, e lembrou que a rede internacional de Escolas Criativas, que é adaptado em cada município conforme a necessidade e realidade, conta com o apoio de professores da Espanha, México, Brasil e outros países para o desenvolvimento das ações. “Aqui no Balneário Rincão, onde estamos em processo de constituição, os trabalhos da Escola Criativa serão para valorizar a identidade do município, trazendo isso para o contexto das salas de aula. A ideia é que até o final do ano cada criança pense a cidade”, explicou a coordenadora.

A aula inaugural da Escola Criativa ocorre no próximo dia 2, na Câmara de Vereadores do Rincão. Durante o evento, agentes comunitários terão a oportunidade de expor a história do município, bem como os elementos culturais que identificam a cidade. A partir desta data, o conteúdo passará a ser trabalhado em todas as escolas da rede municipal.