Rincão contemplado com duas máquinas agrícolas

A primeira captação de recurso efetiva do Balneário Rincão foi assegurada no final da semana passada. Junto com outros municípios de Santa Catarina, que dispõem de até 50 mil habitantes, o novo município foi contemplado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com duas máquinas agrícolas.

O projeto foi protocolado no início deste ano, ainda com a ajuda da secretária de Articulação Estado e Estadual de Içara, Marli de Fáveri, e aprovado pelo Governo Federal, que entregará nos próximos meses uma moto niveladora e uma retroescavadeira. Os veículos foram solicitados através do Programa de Patrulha Mecanizada, e passam a aguardar o processo de licitação já encaminhado pelo MDA.

Conforme o prefeito, Décio Góes, as máquinas  serão disponibilizadas para criar a Patrulha Mecanizada do Balneário Rincão, que dará suporte para as políticas de apoio a agricultura e pesca. “Nosso objetivo é estimular a produção local de hortifrutigranjeiros, pescados e outros produtos que possam abastecer a merenda escolar e os mercados da região em programas como o PPA-CONAB”, salientou o chefe do Executivo. Também foi solicitado na Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca um trator com os implementos agrícolas necessários para completar a patrulha.

Paralelamente, a Fazenda Municipal está dialogando com os agricultores e pescadores com o objetivo de implantar a nota do produtor rural, que ao registrar essa produção, é isenta de tributos, ampliando o retorno de ICMS para o novo município.