Instituído o primeiro conselho do Balneário Rincão

O Conselho de Saúde do Balneário Rincão foi instituído na noite desta terça-feira e se consagrou como primeiro do novo município. Doze conselheiros assinaram o termo de posse, junto com os respectivos suplentes, e passam a responder pelo grupo que discutirá as políticas de saúde do Rincão no biênio 2013-2014. O ato ocorreu no auditório Professora Noca, no Mirante da Caixa D`Água.

O prefeito Décio Góes deu posse aos conselheiros e falou sobre a importância do início das discussões que delinearão o modelo de saúde do Balneário Rincão. “Estamos instalando o primeiro conselho do Balneário Rincão. Isso é motivo de muito orgulho, pois mostra que o município está se instalando”, enalteceu o chefe do Executivo. O conselho ficou composto por usuários, representantes do governo, prestadores de serviço e profissionais de saúde. “Depois de muita discussão com os nossos vereadores, conseguimos formar um grupo com representação expressiva na cidade. A associação de aposentados, por exemplo, responderá por quase 20% da nossa população. As associações de moradores, que vivenciam a realidade dos nossos postos de saúde, serão o nosso controle de qualidade. Temos ainda os prestadores de serviços, que representam outro grupo”, comentou o prefeito.

A secretária de saúde do município, Maria Teresa Zanini, discursou sobre a necessidade do início das discussões. “Esperamos que o conselho possa trabalhar um modelo de saúde eficiente e eficaz para aqueles que mais precisam”, afirmou. Também presente no ato, o ex-ministro da Pesca Altemir Gregolin enfatizou sobre a participação das entidades nas discussões da saúde. “Um dos segredos de uma boa administração é a democracia participativo”, ressaltou.

Também participaram do evento os vereadores João Picollo, Luiz Carlos Pinto, Amauri Viana e o secretário de obras João Raupp. Depois das assinaturas dos termos de posse, os conselheiros participaram da primeira reunião ordinária.