Começa o atendimento do Praia Acessível em Balneário Rincão

O Projeto Praia Acessível, idealizado pelo Grupo Ação Mais e realizado com o apoio da Prefeitura de Balneário Rincão e de demais entidades, já iniciou suas ações no município. Pelo segundo ano, pessoas com dificuldade de locomoção ou portadoras de deficiência poderão entrar no mar e aproveitar os dias de calor, sempre acompanhadas por um grupo de bombeiros comunitários e com a ajuda de cadeiras anfíbias especiais do projeto. No primeiro dia de projeto, cerca de 40 pessoas com deficiências múltiplas puderam ter um novo contato com o mar, emocionando a todos que acompanharam a ação.

Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros de Içara, projeto Vida Ativa, Bombeiros Comunitários de Criciúma, Defesa Civil e Cruz Vermelha de Criciúma também são parceiros do projeto, e se unem mais uma vez nesse ação conjunta em prol da acessibilidade. Para viabilizar a chegada dos usuários do projeto até a orla, os responsáveis devem entrar em contato com a Central do Cidadão, a fim de liberar a entrada e o estacionamento do veículo automotor na faixa de areia.

Pioneiro no estado de Santa Catarina, o projeto planeja repetir o feito da temporada passada. O Praia Acessível consiste em um serviço de atendimento a deficientes físicos e com mobilidade reduzida para acesso a orla e ao mar do Balneário. Mediante o uso de cadeiras e esteiras especiais e com o auxilio dos guarda vidas locais, a praia não é mais algo inacessível a estas pessoas. O intuito do projeto é promover a acessibilidade urbana e o bem-estar social. Para quem quiser conferir ou mesmo participar, o projeto funciona das 9h às 11h e das 15h às 18h no Posto 1 dos guarda-vidas, na Zona Norte do Balneário Rincão.