Artesanato rinconense participa de feira estadual do setor

A feira Aroma, Sabor e Arte Catarina, que acontece entre os dias 15 de janeiro e 8 de fevereiro, terá entre seus participantes um dos grupos de artesãos de Balneário Rincão. A feira estadual é uma das maiores do setor, e será realizada no saguão do Beira Mar Shopping, em Florianópolis.

O Rincão será representado pela marca artesanal Águas do Rincão Comprido, coletivo de artesãs formado a partir da parceria entre a Administração Municipal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que a partir de sua consultoria, incentivou e propiciou o início dos trabalhos deste grupo. Dentro da gama de produtos manufaturados e desenvolvidos no Rincão foram selecionadas duas linhas a serem expostas e comercializadas na feira, As Marisqueiras, que são bonecas feitas de pano, e as Flores do Mar, enfeites na forma de flores constituídos a partir de conchas e escamas obtidas na própria orla.

“Nossas linhas possuem uma referência na etnia açoriana, pois esta é a raiz e a origem cultural de nossa região”, explica Rosângela Bittencourt, que atua junto aos Grupos de Mães, Terceira Idade e de artesanato de Balneário Rincão. A importância desta participação na feira está no fato de ser mais uma etapa processual determinante para a consolidação da marca artesanal rinconense, pois dependendo dos resultados obtidos e desenvolvimento das rodadas de negócio, a marca incluirá ao seu catálogo, em março, novas linhas de artesanatos.

A Feira em si também faz parte das iniciativas empreendedoras do SEBRAE, realizador desta edição, que possuí um foco especifico nas áreas de alimentos, perfumaria e artesanatos tipicamente catarinenses. O intuito é desenvolver o potencial das manufaturas de macro regiões em desenvolvimento, aliando a vinculação e a promoção destas oficinas a suas culturas típicas regionais.