Rincão revive o passado através da primeira aula do Escola Criativa

O resgate histórico do Balneário Rincão teve início na noite desta terça-feira. Mais do que isso, as pesquisas e histórias vivenciadas pelos antepassados serão esmiuçadas nos próximos dias, nas salas de aula da rede municipal de ensino. A aula Inaugural do projeto Escola Criativa lotou a Câmara de Vereadores.

Duas escritoras e três moradores compartilharam experiências e estudos que, acoplados num vasto acervo cultural, deram o ponta pé para a construção da história do novo município, através da compreensão do passado.   Durante a aula inaugural, o prefeito Décio Góes anunciou a educação integradora, que deverá fazer parte da realidade do município.

“Temos o desafio de dobrar as nossas salas de aula para trazer as crianças que ainda estudam fora. Enquanto não temos condições de promover o ensino integral, vamos fazer educação integradora. Isso fará com que, no outro período da escola, as crianças possam experimentar novos desafios. Para isso vamos abrir escolinhas de futebol, vôlei, basquete e o que tiver de demanda em cada bairro. Vamos dar atividade sadia que fará com que as crianças tenham outros focos”, disse o prefeito, que também comentou sobre o projeto Escola Criativa.

“O desafio é conhecer profundamente o nosso município para gostar dele. Vamos entender, por exemplo, por que natureza merece nosso cuidado e que dela vai ser a fonte da nossa economia através do turismo qualificado e de alternativas industriais que tenham a ver com essa natureza”, finalizou.   Participou do evento a escritora Maria de Fátima Pavei, que contou a história dos colonizadores do Balneário, acrescentando que ainda restam muitos fatos para serem desvendados.

A pescadora Terezinha Joaquim, que mora no Rincão desde que nasceu, falou das dificuldades dos moradores, na época em que os ônibus não alcançavam o então distrito. Sobre o esporte e a fundação dos primeiros times, pronunciou-se o morador Donato da Rosa. Segundo ele, foram os mesmos fundadores que deram origem ao Praia Clube, que atualmente representa o Rincão.

Filha Joana Rosa dos Santos (in memorian), que era popularmente conhecida como Dona Noca, Maria Léia Botelho falou sobre a professora que fez história no Rincão. A professora teve o nome estampado no auditório do Mirante. Também participou da aula inaugural a escritora Elza de Mello, que informou que o Rincão ocupa 80 páginas preciosas do estudo dela.

Também participaram da aula inaugural, a secretária de educação Maria Canever e demais secretários municipais, os vereadores e o vice-prefeito Olírio José Lino. A coordenadora de relações internacionais do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Marlene Zwierewicz, fez uma exposição do estudo que o Escola Criativa envolverá no Balneário Rincão. O projeto  é idealizado pela Universidade de Barcelona.