Festa da Tainha: Vigilância Sanitária capacita restaurantes

As boas práticas de manipulação dos alimentos, incluindo os meios de combate a contaminação foram esmiuçadas na tarde desta quarta-feira, no auditório Professora Noca. Técnicos da Vigilância Sanitária do Estado, com o apoio das equipes de Morro da Fumaça e Içara ministraram um curso para a capacitação básica de 20 manipuladores de alimentos que participarão da 19ª Festa da Tainha.
 
“Tudo é feito numa grande parceria com a Vigilância Sanitária do estado, com a ideia de padronizar os procedimentos entre todos os restaurantes parceiros”, explicou o prefeito, Décio Góes, que também participou do evento.
 
O fiscal sanitário da Vigilância Epidemiológica do estado, Gilberto Zanini, falou sobre a importância da higienização das mãos e do ambiente de trabalho. A enfermeira especialista em Saúde do Trabalho, Gabriela Bitencourt Larroyd, enfatizou que a preocupação dos proprietários deve focar todos os detalhes. “A atenção deve ir além do sabor do alimento, é preciso dar segurança aos consumidores”, ressaltou ela, que integra a equipe da Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça.
 
Prefeito pede reforço policial para a segurança da festa
 
Além da capacitação que garantirá a padronização dos restaurantes, o prefeito também recebeu representantes do comando da Polícia Militar para apresentar o projeto da 19ª Festa da Tainha e solicitar reforço policial. “A festa receberá, além dos nossos moradores, visitantes de toda a região”, justificou o chefe do Executivo.
 
O comandante da 6ª Região da Polícia Militar, Ed’oner Paes de Sá, que estava acompanhado do comandante da Guarnição Especial de Içara, Cosme Manique Barreto e do sargento Romelano Onofre, do Balneário Rincão, garantiu que fará o planejamento do efetivo e o plano de atuação conforme a necessidade do evento.