Balneário Rincão recebe levantamento aerofotogramétrico

O processo de instalação do novo município ganhou um instrumento que será fundamental na estruturação e planejamento: o Levantamento Aerofotogramétrico Digital. Ciente da importância deste levantamento para o Balneário Rincão, o prefeito Décio Góes, que conheceu o modelo já quando era deputado estadual, foi pessoalmente – no início do mês passado, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável solicitar o levantamento ao secretário Paulo Bornhausen.

Quando chegou foi informado de que os dados geoespaciais já estavam sendo levantados há quatro anos e que o Rincão também seria contemplado. Na tarde desta quinta-feira, Décio e o vice-prefeito Olírio José Lino participaram da solenidade de entrega dos HDs com o material na sede na Amrec.

Enquanto os demais municípios se utilizam das aerofotos para atualizar os planos, o Balneário Rincão já inicia a construção dos mapas oficiais da cidade, recadastramento imobiliário, plano diretor, planejamento territorial urbano e rural, plano de drenagem, e Projeto Orla se utilizando de uma ferramenta tecnológica e eficaz. “É um instrumento importante e necessário que a cidade passa a contar para fazer o seu planejamento”, concluiu o prefeito.

Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), o projeto consiste em uma base cartográfica que poderá ser utilizada na gestão ambiental, planejamento urbano, ampliação da rede viária, uso e ocupação do solo, estudos socioeconômicos, densidade habitacional, cadastramento e mapeamento de áreas para cultivo, entre outras finalidades.