Barra Velha recebe primeira reunião comunitária do Plano Diretor

A comunidade de Barra Velha recebeu nesta segunda-feira, 26, a primeira reunião comunitária do Plano Diretor Participativo. No encontro, os cerca de 50 participantes elencaram as prioridades da região nas áreas da saúde, educação, emprego e renda, infraestrutura, segurança, saneamento básico e ambiental e habitação.

Os trabalhos iniciaram com uma explicação sobre a importância da participação popular, e o método de trabalho foi apresentado pelo arquiteto Murilo Trevizol, da Espaço Urbano Consultoria e Planejamento. A empresa será a responsável por coordenar o Plano, que será construído em parceria com o Poder Público e a comunidade.

Durante a reunião, o prefeito Décio Góes explicou os inúmeros avanços que poderão ser planejados e executados a partir da definição do Plano Diretor. “A gente precisa ter esses planos para acessar recursos, e que eles conversem entre eles. O Projeto Orla, Plano de Educação, de Mobilidade Urbana, Plano Diretor, da Saúde, Saneamento Básico, todos precisam estar em sintonia, a fim de oferecer maior conforto e infraestrutura para os moradores.   

O chefe do Executivo disse ainda que o objetivo desses planos é criar uma lógica para o crescimento da cidade, e que é responsabilidade de todos pensar os próximos 20 anos do Balneário Rincão, deixando um planejamento para o futuro. “Há um debate legal para fazer sobre o futuro da nossa cidade, e por isso é tão importante a participação de vocês”, conclui Décio.   No trabalho em grupo realizado pelos participantes da Barra Velha, os pontos que mais apresentaram demandas foram a infraestrutura, a segurança e a geração de emprego e renda. Esse trabalho faz uma leitura da realidade local, e após o término das reuniões, é feito uma síntese dos levantamentos, mostrando a cidade que se tem hoje e qual é aquela que a sociedade almeja.

Confira o cronograma das reuniões e participe na sua comunidade:

27/01 – Zona Sul – Centro Catequético

28/01 – Centro – Centro Comunitário

29/01 – Lagoa dos Freitas – Centro Multiuso

30/01 – Pedreiras – Salão Paroquial

03/02 – Região dos Lagos – Salão Paroquial da Igreja São Jorge

04/02 – Urussanga Velha – Salão Paroquial