Festa da Tainha promove Seminário da Pesca e Agricultura

A 19ª Festa a Tainha tem um ingrediente importante nesta edição: pescadores, agricultores e artesãos, que participam do giro econômico do município, tornaram-se  os principais protagonistas da festa. Além de exporem os produtos e terem a oportunidade de demonstrar a gastronomia pesqueira do município para toda a região, eles também tiveram a oportunidade de discutir as políticas-públicas de cada setor no Seminário da Pesca e Agricultura, realizado hoje às 14 horas, durante a programação da festa. “Fomentar as discussões sobre o nosso setor pesqueiro e divulgar as alternativas disponíveis no governo estadual e federal é um dos objetivos da nossa festa que, afinal, é da região e do nosso povo”, salientou o prefeito.

O encontro contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, que falaram sobre os financiamentos disponíveis para os pescadores e agricultores, bem como do Banco do Brasil e do Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues. “Venho pela primeira vez no Balneário Rincão e continuo tendo certeza que não existe litoral mais lindo do que o de Santa Catarina. Temos aqui uma costa importante, que faz parte dessa nossa riqueza. É de admirar o grande esforço desprendido aqui para administrar um novo município”, disse o secretário, que acrescentou que a secretaria contribuirá com o município disponibilizando máquinas agrícolas.

Anfitrião e idealizador do evento, junto com a prefeitura Municipal do Balneário Rincão, o presidente da Colônia de Pescadores Z-33, João Picollo, pediu que as lideranças presentes fossem multiplicadoras do aprendizado absorvido durante o seminário. “Será importante essa discussão para compartilharmos as experiências e tirarmos dúvidas sobre os financiamentos e políticas disponíveis”, ressaltou.

Também participou do encontro o presidente da Federação dos Pescadores de Santa Catarina, Ivo da Silva.