Rincão apresenta o primeiro Desfile das Festas Regionais

A Rua Paraná foi palco do primeiro Desfile das Festas Regionais, que reuniu uma amostra da cultura típica de dez municípios do Sul de Santa Catarina.  O evento fez parte de mais uma das novidades apresentada na 19ª Festa da Tainha, realizada no Balneário Rincão desde a noite de ontem.

Os grupos iniciaram a apresentação às 11 horas, percorrendo toda a extensão da via e adentrando o pavilhão da festa, onde foram aplaudidos pelos participantes. “A festa deste ano está sendo repaginada, com espírito de um novo município. A ideia do Desfile foi mostrar que o Rincão é um ponto de encontro da região para divulgação de outras festas e culturas. Assim uma cidade pode ajudar a outra, divulgando suas festas e tradições”, disse o prefeito Décio Góes.

Os trajes presentes no Carnaval de Nova Veneza, que inclui vestidos de época e máscaras, foi uma das atrações do desfile, junto com a diversidade cultural da Festa das Etnias, apresentada por Criciúma. Urussanga também deu show com a exposição da Ritorno Alle Origini e Jacinto Machado com a Banarroz. Um grupo do município-mãe, Içara, apresentou a cultura açoriana, enquanto Cocal do Sul trouxe as rainhas e princesas da Cocal Fest.

O grupo anfitrião, coordenado pela Colônia de Pescadores Z-33, desfilou com as canoas utilizadas nas pescas de tainha e outros peixes disponíveis no Balneário Rincão. O desfile foi embalado pela Banda Oficinas, de Tubarão.

“Achei a iniciativa muito boa. Tenho certeza que nos próximos anos, mais pessoas prestigiarão o desfile. As pessoas que estavam no local foram muito receptivas. Parabéns a cidade pela iniciativa”, disse uma das participantes do grupo de Criciúma, Elisangela Scotti. “Muito bonita a festa da cidade, quando nos convidaram não imaginava que a festa seria grande como está sendo. Com certeza visitaremos mais vezes o município”, colocou ainda um dos integrantes do grupo de Terno de Reis de Morro da Fumaça, João Carlos Campo.

Além do desfile, outras atrações culturais fazem parte da Festa da Tainha neste sábado. O pavilhão ficou lotado desde as 11 horas, quando a Praça de Alimentação foi reaberta e o público começou a desfrutar da gastronomia pesqueira do município. Participaram do evento os deputados federais Jorge Boeira e Ronado Benedet, além de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todo sul de Santa Catarina.