CarnaRincão reúne 30 mil pessoas e espalha clima de festa pela cidade

Quatro dias de folia, 30 mil pessoas e uma certeza: o CarnaRincão 2015, em novo formato, agradou aos participantes e veio para ficar. A festa popular se concentrou no calçadão, e teve ainda trio elétrico pelas ruas da cidade. O esquema de segurança garantiu uma festa tranquila, oferecendo diversão para os blocos, famílias e grupos de amigos. Mesmo com a chuva que insistiu em cair em três noites de Carnaval, o público se mostrou fiel e aproveitou o melhor do samba, das tradicionais marchinhas e dos sucessos das paradas musicais.

Para o prefeito Décio Góes, o clima do Carnaval tomou conta da cidade. Isso pode ser visto pelas ruas, casas e bares, muitos com festas próprias reunindo amigos e familiares num clima festivo e amigável. “Repetimos o movimento do ano passado, mesmo com a chuva, o que significa que já temos um público consolidado. A fórmula com baile público e trio agradou, criou um espírito de Carnaval por toda a cidade, não somente concentrado no calçadão, o que é muito importante para o resgate dessa comemoração popular”, destacou o prefeito.

Entre as dezenas de pessoas que aproveitaram a última noite do CarnaRincão estava a gerente de loja Eliana de Souza, de Criciúma. Ela veraneia no Balneário Rincão há muitos anos, e há pelo menos três deles têm passado o Carnaval por aqui. Com um grupo de amigos, a turma era uma das mais animadas, percorrendo o calçadão com o tradicional trenzinho e caracterizados com máscaras, colares e muito brilho. “Gostamos dos shows, a estrutura está muito boa, viemos no domingo pra sentir o clima e gostamos tanto que voltamos hoje (segunda). Muito legal, estamos nos sentindo em casa”, resumiu Eliana.

Os shows da noite de encerramento ficaram por conta do Badjecos do Samba e de Rita Chaves e Ale Show. As duas apresentações levaram ao palco do calçadão muitas musicais tradicionais de Carnaval, além de sucessos atuais e de músicas para todos os públicos.

Equipe da Saúde distribuiu 8 mil preservativos

Durante os quatro dias de Carnaval, uma equipe formada por 12 profissionais da Secretaria da Saúde realizou blitz educativas, distribuição de preservativos e atendimentos no calçadão. Ao todo, 3 mil kits contento preservativos e material informativo, dentro de uma sacolinha para carro com o tema do Carnaval, foram distribuídos em barreiras na Avenida Leoberto Leal e em festas privadas. No total, quase 8 mil preservativos foram entregues, além de 2 mil leques para aplacar o calor, também contendo informações sobre a prevenção de doenças.

Segundo Renata Zaccaron, enfermeira da vigilância epidemiológica e coordenadora da equipe, o que chamou a atenção durante as abordagens foi a receptividade das pessoas na hora de receber os materiais. Os pais também se interessaram pelos kits para levar para os filhos, demonstrando que a educação sexual precisa vir de casa para garantir a diversão com segurança. “Tivemos somente quatro atendimentos de pequenos curativos e um senhor que sentiu-se mal devido ao calor”, contabilizou Renata, sobre o serviço de enfermagem e ambulância disponibilizado durante os bailes públicos.