Novo posto do Centro e Ambulatório de Saúde Mental são inaugurados

A estrutura de saúde preventiva oferecida pela Administração Municipal de Balneário Rincão acaba de ganhar mais um reforço. Foram inaugurados na tarde desta sexta-feira, 20, a Unidade de Estratégia de Saúde da Família Centro e o Ambulatório de Saúde Mental. Os dois serviços já eram oferecidos para a população, porém funcionavam em outros locais com menor infraestrutura. Agora, quem utiliza os serviços do posto do Centro poderá usufruir de um espaço de 300m², e os usuários da Saúde Mental contarão com sede própria, onde funcionava o antigo posto.

O prefeito Décio Góes, na companhia da secretária de Saúde Maria Teresa Zanini e de demais representantes do governo e do Legislativo municipal, destacou a estrutura atual da saúde, que tem recebido atenção especial. “O projeto agora é concluir o prédio ao lado do novo posto, a fim de criar uma clínica central, um espaço direcionado para os médicos especialistas que atendem no município, tudo isso pensando em oferecer cada vez mais bem-estar aos nossos moradores”, destacou Décio.

Na inauguração do espaço da Saúde Mental, um dos usuários do serviço, José dos Passos, declamou uma poesia. A coordenadora do programa, psicóloga Dipaula Minotto da Silva, também destacou a importância do serviço para a comunidade. “Eu, que atuo com saúde mental há muitos anos, fico feliz por fazer parte dessa iniciativa. Enquanto em outras cidades esse trabalho é deixado em terceiro, quinto plano, aqui ele é prioridade”, resumiu Dipaula.

Infraestrutura

A Unidade de Estratégia de Saúde da Família Centro funciona no prédio recém-construído na Rua Urubici, e custou R$ 292.565,17, sendo R$ 36 mil a contrapartida da Administração Municipal. No local, a comunidade poderá contar com sala de vacina, nebulização, consultórios para clínico geral e ginecológico, consultório odontológico com escovário, farmácia, enfermagem, sala de curativos e sala de esterilização, banheiros e uma ampla recepção para o público.

No Ambulatório de Saúde Mental os usuários do serviço encaminhados pela estratégia de saúde da família terão acesso a atendimentos de psicólogo, psiquiatra, terapia manual através do artesanato, serviço de enfermagem, entre outros.