Saúde realiza novo encontro da capacitação Caminhos do Cuidado

A Secretaria de Saúde de Balneário Rincão realiza nesta quinta-feira, 26, mais um encontro da capacitação Caminhos do Cuidado, do Ministério da Saúde. O curso, dividido em cinco encontros e com carga horária de 40 horas/aulas, propõe ampliar o conhecimento dos agentes comunitários de saúde e dos técnicos de enfermagem sobre a formação em Saúde Mental, tratando de temas como crack, álcool e outras drogas. As aulas ocorrem no Auditório Professora Noca.

O grupo de agentes comunitários, que foi aprovado no final do ano passado e admitido através de Processo Seletivo, está em capacitação constante, demonstrando o interesse da Administração Municipal em oferecer atendimento qualificado no que se refere à atenção básica de saúde. “Queremos formar uma equipe referência na região, um grupo cada vez mais capacitado através de palestras, cursos, além do treinamento que vocês já vêm recebendo sobre a informatização da saúde”, explicou o prefeito Décio Góes durante a abertura dos trabalhos.

A secretária de Saúde Maria Teresa Zanini e a psicóloga coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental Dipaula Minotto também participaram da primeira parte do curso, enfatizando a importância do agente comunitário como um elo entre as unidades de saúde e as famílias. O curso, ministrado pela assistente social Gládis Moraes de Carvalho, apoia o desenvolvimento de ações de cuidado em saúde mental às pessoas, famílias e comunidade. O projeto Caminhos do Cuidado é realizado em todo o país, e durante os dias de curso os participantes recebem material didático e alimentação do Governo Federal.