Praia Acessível encerra com resultados positivos

Foram encerradas na manhã deste domingo, 1, as atividades do Projeto Praia Acessível na temporada 2014/2015. A programação, que foi iniciativa do Grupo Ação Mais em parceria com a Administração Municipal, Corpo de Bombeiros de Içara, projeto Vida Ativa, Bombeiros Comunitários de Criciúma, Defesa Civil e Cruz Vermelha de Criciúma, atendeu 182 pessoas, sendo 102 com intermédio da Secretaria de Saúde de Balneário Rincão, que prestou serviços de transporte e assistência aos participantes que usufruíram dos serviços de segunda a sexta. Nos fins de semana, os trabalhos ficaram sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros e das demais organizações envolvidas, que atenderam 80 participantes.

As atividades oferecidas foram o surf adaptado e o banho de mar com cadeiras anfíbias, que proporcionaram acessibilidade ao mar para deficientes físicos e pessoas com dificuldade em se movimentar. De acordo com um dos membros do Grupo Ação Mais, Anderson Laurindo, a proposta foi bem aceita e procurada. “Foi um ano de resultados muito positivos”, pontuou.

Segundo a presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Criciúma (Judecri), Rindalta de Oliveira, que ficou 10 anos sem ter contato com o mar até o surgimento do projeto, o auxílio foi fundamental para a inclusão. “Após sofrer um acidente, fiquei com dificuldade de movimentar as pernas, por isso tinha medo de tomar banho de mar. Com o auxílio do projeto, pude tomar banho sem preocupação”, afirmou.

O advogado Conrado Contessi, cadeirante e também participante do projeto, ressaltou que a praia não é um lugar restrito. “A praia tem que ser para todos. Tem que ser aproveitada tanto por quem vem caminhando, quanto por quem vem de cadeira de rodas”, diz.

Para o prefeito Décio Góes, a programação é fruto do trabalho feito para tornar o Rincão um município sem restrições. “A idéia é muito importante, como todas as pessoas que nos ajudam e incentivam esse projeto. Esse é o nosso intuito, criar uma cidade com oportunidade para todos”, enfatiza.